INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

SOBRE O CURSO

A Engenharia de Controle e Automação, também conhecida como mecatrônica, é a combinação de três áreas de engenharias tecnológicas, são elas: elétrica/eletrônica, computação e mecânica. Como qualquer outra engenharia, nos dois primeiros anos, são ofertados disciplinas de base que lhe darão embasamento para as matérias técnicas do curso, ou seja, vocês verão muita matemática e física. Além das disciplinas de base e técnicas, você também verá conteúdos de gestão.

O CURSO NA UFLA

A UFLA oferece um curso teórico muito bem estruturado, formando profissionais capacitados e com ótimo conceitos. O curso tem duração de 10 períodos letivos, sendo o último semestre para a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório.

EMPRESA JÚNIOR: ROBÓTICA JÚNIOR

A Robótica Júnior é uma empresa júnior formada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, com orientação de professores do Departamento de Engenharia da UFLA. Tem como objetivo oferecer aos membros a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos recebidos e desenvolvidos na Universidade, além de uma verdadeira experiência empresarial ainda durante o curso. Além de incentivar o empreendedorismo e ampliar a visão profissional de cada um.

Conheça mais sobre a empresa.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA DAS ENGENHARIAS: XARADA (AAAEX)

As atléticas são as entidades responsáveis em promover e coordenar a parte esportiva de cada faculdade, organizando treinos e campeonatos externos e internos em diversas modalidades esportivas. Esta entidade também é responsável pela integração e interação dos alunos através da organização de festas e na confecção e comercialização de produtos do seu curso (canecas, camisetas, etc). Na UFLA a Atlética que representa os cursos de engenharia é a XARADA! Então chega mais, veste a camisa, aprenda os gritos de guerra e curta tudo o que a vida universitária pode oferecer. #vemcomaXarada!

ÁREA DE ATUAÇÃO

“O Engenheiro de Controle e Automação projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas já instalados.” Guia do Estudante