Trabalho Voluntário na Universidade: conheça uma das opções

No nosso cotrabalho_voluntario2ntexto universitário, existem as bolsas institucionais, que nos permitem realizar atividades extracurriculares. O problema é que essas bolsas são escassas, principalmente nessa época de crise econômica que vivemos atualmente, muitas foram cortadas. Mas, temos boas oportunidades de realizar trabalho voluntário ligado a projetos de ensino, pesquisa ou extensão. É importante que o estudante atente-se a esse tipo de oportunidade, pois o tempo em que estamos na Universidade é valioso para adquirimos todo o conhecimento que seja útil em nossa vida profissional.

Por isso, segue uma dica para aqueles que querem investir seu tempo em adquirir boas experiências.

Representação Estudantil – Centro Acadêmico

A participação em Centro Acadêmico é uma atividade de representação estudantil é voluntária. É composto pelos próprios estudantes da instituição, geralmente eleitos em pleito eleitoral e com gestão de 1 ano. Podem compor um CA estudantes do mesmo curso , tendo a responsabilidade de representar os interesses do corpo discente daquele curso junto à Coordenação e a Direção Executiva da Universidade.

Pode parecer bobeira, mas uma das maiores vantagens em participar de uma entidade como um CA é o amadurecimento que se adquire, que será bastante proveitoso na vida profissional. Ao integrar um CA, o estudante aprimora suas relações interpessoais, o que o leva a trabalhar melhor em equipe; desenvolve iniciativa e atitude e aprende a liderar e também a ser liderado. Ou seja, características muito procuradas no mercado de trabalho atualmente.

Além disso, o CA conta como uma atividade extracurricular, que rende carga horária e lhe confere um certificado, portanto, também pode ser adicionado ao Currículo Lattes do acadêmico. Outro ponto positivo é que, quando o CA contribui para o crescimento do curso, todos ganham com isso, até mesmo os já formados, pois um curso renomado valoriza o diploma do profissional.

Quer conhecer mais sobre os benefícios sobre trabalho voluntário? Leia um excelente artigo do site Administradores.

Fonte: http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2015/11/voce-conhece-nosso-centro-academico.html